Obras da nova quadra da Unidos da Tijuca na Zona Portuária custarão R$ 13,5 milhões e devem durar 9 meses, diz prefeitura
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Projeto de obras na quadra da Unidos da Tijuca
Divulgação/Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participa, nesta quinta-feira (29), do anúncio das obras de construção da nova quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, na Gamboa, região portuária da cidade.
Segundo a prefeitura, o investimento é de R$ 13.532.780,60, no terreno de aproximadamente 2.500 metros quadrados, localizado próximo à Cidade do Samba.
A obra será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com prazo estimado de nove meses para conclusão. A iniciativa tem como objetivo ampliar a infraestrutura permanente das escolas de samba, permitindo o uso dos equipamentos culturais ao longo de todo o ano.
No térreo, o projeto prevê a implantação de uma quadra coberta, palco, depósito de bateria, camarim e pátio descoberto.
O espaço contará ainda com loja, bilheteria, três bares, cozinha, posto médico com acesso exclusivo para ambulância, banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, além de elevador.
No pavimento superior, estão previstos jirau com camarote, setor administrativo, banheiros, terraço descoberto e bar de apoio.
"Com a nova quadra, a Unidos da Tijuca passará a contar com uma estrutura mais funcional, preparada para receber ensaios, eventos culturais e ações comunitárias ao longo do ano. O equipamento contribui para a sustentabilidade institucional da escola, fortalece a geração de emprego e renda e valoriza os profissionais envolvidos na produção do Carnaval", disse a prefeitura, em nota.
Projeto de obras na quadra da Unidos da Tijuca
Divulgação/Prefeitura do RIo
Enredo e samba: Unidos da Tijuca homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus