Clínica oferece 300 mamografias gratuitas para mulheres de 40 a 70 anos na Bahia
22/11/2024
Ação gratuita será realizada em Salvador e Lauro de Freitas, no mês de dezembro; procedimentos serão marcados dia 30 de novembro. Mamografia ainda é a principal forma de prevenção contra o câncer de mama
Reprodução/TV Globo
A CAM, clínica especializada em saúde da mulher, vai oferecer 300 mamografias gratuitas no mês de dezembro, para pessoas com idades entre 40 a 70 anos. A ação será realizada exclusivamente para o público feminino, nas unidades de Salvador e Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana.
Os exames serão realizados no mês de dezembro, contudo, os procedimentos serão marcados dia 30 de novembro, por meio do telefone (71) 3512-8600.
Podem se inscrever mulheres que atendam aos seguintes critérios, além da faixa etária exigida:
- tenham feito mamografia há mais de um ano, ou nunca tenham realizado o exame;
- usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pacientes que apresentarem resultados suspeitos também terão acesso a consultas com mastologista e biópsias para confirmação do diagnóstico. Casos confirmados de câncer de mama serão encaminhados para tratamento no Hospital Aristides Maltez.
“Além de ampliar o acesso ao exame de mamografia, essencial para diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, afirma Carolina Argolo, mastologista da CAM e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.
Este é o quarto ano consecutivo da iniciativa, promovida pelo grupo Oncoclínicas, em parceria com a rede de postos Shell.
VEJA TAMBÉM:
Novembro Azul: Mutirão com mais de 3.200 vagas para consultas e exames é realizado em Salvador
UFRB oferece serviços gratuitos de saúde no campus de Cruz das Almas
A importância do diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2024 são esperados 4.230 novos casos de câncer de mama na Bahia, enquanto no Brasil a previsão é de 73.610 casos.
A falta de acesso ao exame de mamografia é uma das principais causas de diagnósticos tardios, que dificultam o tratamento. Quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem 90% de chances de cura.
“A mamografia faz toda a diferença para a detecção precoce e o sucesso do tratamento, pois é capaz de identificar lesões muito iniciais, nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis”, afirma Carolina Argolo.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻